Portal da Escola

Educação Física

É  importante que as aulas de educação física deixem de ser apenas a educação do movimento, mas que se torne a educação pelo movimento, pois, “a educação do movimento prioriza o aspecto motor na formação do educando”, e “a educação pelo movimento caminha além do componente motor, compreendendo os aspectos afetivos, cognitivos e sociais também”.

 

Sendo assim, torna-se de extrema importância que o aluno seja desenvolvido de forma plena, onde o professor deve se preocupar em proporcionar aos seus alunos atividades que englobem todos os aspectos para o desenvolvimento dos educandos.

 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000, p.25) “entendem a Educação Física como uma cultura corporal”, onde engloba diversas formas de expressão corporal. Onde durante o trabalho corporal desenvolvido em aulas de educação física o aluno possa ter acesso as mais diversas manifestações corporais. Dentro do currículo a ser trabalhado com os alunos do ensino fundamental estão previstos os seguintes conteúdos: jogos, esportes, danças,

 

atividades rítmicas e expressivas, ginásticas e lutas. E também os conhecimentos do corpo, conteúdo esse que está interligado aos demais.

 

A educação física nos dias de hoje é uma disciplina muito abrangente e que necessita ser analisada com outros olhos pelos docentes e pela sociedade. Uma vez que desenvolve todas as aptidões necessárias para a formação de um futuro cidadão.