Portal da Escola

Metodologia

Educação Infantil

2

 

trabalho em sala de aula com crianças da Educação Infantil  dá-se respeitando as fases do seu desenvolvimento. Eles gostam de utilizar seu próprio nome para tudo, é o seu ponto de referência, por isso a sistematização das letras partirá do seu próprio nome.

 

Trabalha-se muito na oralidade, com questionamentos e relatos, pois os alunos da Educação Infantil  gostam de serem ouvidas. Os registros são feitos após trabalharem com  o concreto.

 

A ação pedagógica deve evidenciar o brincar, pois nesta faixa etária que a criança encontra-se, é mediante a brincadeira e a fantasia que irá adquirir a maior parte de seus repertórios cognitivos, emocionais e sociais.

 

 

Ensino Fundamental

 

O brincar é da natureza da criança. Ele é uma forma de expressão legítima e única da infância e deve ser considerado um dos princípios para a prática pedagógica, nos diferentes tempos e espaços da escola. Devemos pensar no brincar como uma atividade que se articula aos processos de aprender, conhecer e se desenvolver.

 

É essencial que o professor da criança que ingressa no primeiro ano aos seis anos seja receptivo aos conhecimentos que constituem os aspectos físico, cognitivo-linguístico, emocional, social e afetivo.

A partir do segundo ano do ensino fundamental a escola deve proporcionar aos educandos conhecimentos relevantes para o convívio diário e para sua inserção plena na sociedade letrada e promover a formação integral humana, incluindo os processos de comunicação, o desenvolvimento das linguagens simbólicas e a atenção na aprendizagem, nas formas de intervenção, nos novos procedimentos e na maior flexibilização da rotina no uso do tempo e espaços escolares, valorizando diversidade, pluralidade, autonomia e criatividade das crianças.